O Portal Cultura Arujá é o espaço virtual de serviços da Secretaria Municipal de Cultura de Arujá, onde os usuários podem obter informações e interagir virtualmente com a Secretaria.

A secretaria

A Secretaria Municipal de Cultura de Arujá, está localiza na Rua do Kondo Nº 57- Bairro Jardim Pinheiro- Mirante – dentro da Praça da Juventude.
A Secretaria Municipal de Cultura é a responsável pelo estimulo e fomento das atividades culturais, artísticas e folclóricas do município.
As ações da Secretaria Municipal de Cultura visam incentivar a produção cultural, artística, criar espaços integrados e realizar eventos com o objetivo de levar a cultura e as artes a população de Arujá.

Histórico

Em 1995 a Lei Nº 1152 /95 – Reorganizou a Administração Municipal, quando foi criado o Departamento de Cultura e Esportes e Lazer , que na época fazia parte da Secretaria de Educação.Em 2001 houve reorganização administrativa e foi editada a Lei Nº 1507/2001 que desmembrou a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo. O Decreto Nº 2927/2001 – disciplinou o desmembramento previsto na referida lei, nessa época a Secretaria de Cultura passa a funcionar com mais autonomia e atender especificamente as reinvindicações do segmento cultural com as primeiras formulação de politicas publicas, implementação de parceria para desenvolver programas e projetos .
Em 2007, a Lei Nº 2058/2007 criou a Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Lazer.

Secretário:
Juvenil dos Santos

Alguns números da nossa secretaria

Marcas atingidas que nos enchem de orgulho!

Artistas Cadastrados
Pessoas
Apoio a projetos culturais

Equipamentos culturais

Centro de Vivências Sociais e Culturais Parque Rodrigo Barreto
Escola Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa
Oficina Cultural Casarão das Artes
Estação Cidadania
Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa
Previous slide
Next slide

Caso tenha dúvidas ou sugestões, entre em contato!

Cadastro de artistas e produtores

Um cadastro de artista e ou produtor cultural é uma ferramenta crucial para a promoção e desenvolvimento da atividade artística e produção. Ele desempenha diversas funções, desde o mapeamento e identificação dos trabalhadores do setor até o acesso a oportunidades como participação em editais públicos, divulgação de trabalhos artísticos, recebimento de informações sobre cursos e eventos.

O mapeamento de artistas e produtores é fundamental para conhecer e reconhecer a diversidade de talentos existentes em uma determinada área ou região do nosso município. Com um cadastro dos trabalhadores culturais abrangente e atualizado, é possível ter um panorama mais preciso e completo do cenário cultural artístico, facilitando a criação de políticas públicas e ações de fomento cultural direcionadas.

A participação em editais públicos é uma excelente oportunidade para artistas divulgarem seu trabalho e terem acesso a recursos financeiros para a realização de projetos. O cadastro de artistas permite que eles sejam informados sobre editais e concursos, aumentando suas chances de sucesso e ampliando suas perspectivas profissionais.

Além disso, o cadastro de artistas também é uma forma eficiente de divulgação. Ao disponibilizar informações como portfólio, biografia e contatos, os artistas podem ser encontrados por curadores, produtores culturais e outros profissionais interessados em suas obras. Isso potencializa a visibilidade e a oportunidade de networking, abrindo portas para colaborações e exposições.

Outro benefício importante é o acesso a informações sobre cursos, workshops, palestras e eventos relacionados ao campo artístico. Com um cadastro de artistas, é possível receber atualizações e convites para participar dessas atividades, contribuindo para o aprimoramento profissional e a troca de experiências entre os artistas.

Em resumo, um cadastro de artistas é uma ferramenta essencial para a valorização e promoção da atividade artística. Ele possibilita o mapeamento de talentos, facilita a participação em editais públicos, promove a divulgação do trabalho dos artistas e oferece acesso a informações relevantes sobre cursos e eventos. Portanto, é fundamental incentivar e apoiar a criação e atualização de cadastros de artistas como forma de fortalecer o setor cultural e impulsionar a carreira dos profissionais envolvidos.